MENU

  • Serviços Web
    • SiDoc
    • InfoAlunos
  • Rede Wi-Fi
  • Email
  • Cloud 365
    • Office365
    • OneDrive
Tutorial

: pt_PT

Portuguese

Matrículas – Inquérito RAIDES

Os dados recolhidos neste formulário são necessários para responder ao inquérito anual, solicitado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Poderá aceder diretamente ao inquérito RAIDES através do menu “Avaliação > Inquérito RAIDES”

  

 

SECÇÃO 1 

A primeira secção deste inquérito destina-se a informações relativas ao ingresso do aluno, sendo que os mesmos são apresentados sem qualquer intervenção por parte do mesmo.

Caso o aluno tenha ingressado Universidade da Madeira através do Concurso Nacional de Acesso, ou tenha ingressado pela primeira vez no ensino superior, não será então necessário o preenchimento de nenhum outro dado nesta secção. 

Caso se trate de uma Mudança de Par Instituição/Curso, como o caso que estamos agora a ver no vídeo, é importante salientar que nesta secção o aluno deverá então preencher o número de inscrições efetuadas anteriormente, e verificar se toda a restante informação está em conformidade.

 

SECÇÃO 2

A segunda secção, é relativa à Habilitação Académica do aluno. É importante ter em consideração que a Habilitação Académica a que se refere esta secção, trata-se de formação já concluída e aprovada pelo aluno.

No primeiro campo, o aluno deverá selecionar selecionar o nível de escolaridade mais elevado, por si frequentado e concluído.

Seguidamente, deverá selecionar o país onde completou essa escolaridade e o ano civil em que a concluiu.

Para finalizar o preenchimento desta secção, deverá selecionar o tipo de estabelecimento frequentado – público ou privado.

Esta forma de preenchimento destina-se especialmente a alunos que ingressaram na Universidade da Madeira através do Concurso Nacional de Acesso, ou outros alunos que ingressam pela primeira vez no ensino superior.

Caso se trate de uma Mudança de Par Instituição/Curso, é importante salientar que o preenchimento do inquérito é efetuado de uma forma ligeiramente diferente.

Relativamente à escolaridade completa mais elevada do aluno, caso a escolaridade anterior do aluno se encontre já listada, deverá selecioná-la diretamente e terá as respostas automaticamente preenchidas. Caso contrário, deverá selecionar a última opção disponível – “Caso a opção que procura não se encontre na lista acima, deve selecionar esta opção e inserir a informação na secção seguinte”- e inserir a respetiva solicitada.

No exemplo acima apresentado, o nível de escolaridade mais elevado que o aluno possui é uma licenciatura. Deste modo, após efetuar a seleção “Ensino superior – licenciatura ou equivalente”, o aluno terá de preencher alguns dados adicionais relativos à sua formação anterior, tais: o país onde concluiu o curso, o nome do curso, o nome do estabelecimento de ensino. Para selecionar o curso ou ciclo de estudos por si concluído, deverá digitar os 3 primeiros carateres do nome do curso em questão, e posteriormente selecioná-lo através da lista disponibilizada.

NOTA: Caso o país onde completou a escolaridade seja “Portugal”, deverá selecionar o nome do curso ou ciclo de estudos concluído, a partir da lista disponibilizada.

Esta situação não se aplica apenas a licenciaturas, mas também mestrados, doutoramentos ou CTESP’s, desde que aprovados numa universidade Portuguesa.

 

SECÇÃO 3

A terceira secção do inquérito é exclusivamente destinada a informações relacionadas com os pais do aluno.

Nesta secção deverá ser selecionada a habilitação académica, situação profissional e profissão tanto do pai, como da mãe do aluno.

Nota: Caso alguma das opções apresentadas não seja adequada, deverá, nessas situações selecionar “Outra situação”.

 

SECÇÃO 4

A quarta e última secção deste inquérito é relativa ao aluno.

No primeiro campo deverá selecionar a sua situação profissional, devendo optar pela resposta que melhor se aplique à sua situação.

NOTA: No caso de ser estudante e não exercer de momento nenhuma atividade profissional, deverá selecionar a opção “estudante”.

No campo seguinte deverá selecionar o tipo de profissão que exerce, ou em caso de reforma ou desemprego, selecionar a profissão que exerceu anteriormente.

NOTA: No caso de ter selecionado na resposta anterior a opção “estudante”, tenha em atenção, que deverá neste campo selecionar a opção “Não sabe/Não se aplica”.

No terceiro campo desta secção deverá indicar em que país concluiu o ensino secundário, e no campo seguinte indicar se se encontra ou não descolado da sua residência familiar.

Após terminar o preenchimento de todos os dados, efetue atentamente uma revisão das suas respostas e caso esteja tudo em conformidade, clique no botão “Submeter Inquérito”.

NOTA: Surgirá uma mensagem de sucesso e ficará ativo o botão continuar no topo da página, para que possa prosseguir o seu processo de matrícula. 

 

Matrículas – Alteração de Password

Todos os novos alunos da Universidade da Madeira, ao acederem pela primeira vez à secretaria virtual Infoalunos – infoalunos.uma.pt, terão, por razões de segurança, de alterar a sua password.

1) Ao efetuar, pela primeira vez, a sua autenticação na plataforma, com as credênciais que lhe foram atribuídas e disponibilizadas via e-mail, será automaticamente direcionado para o ecrã de alteração de password.

2) Ao clicar no botão “Clique para continuar”, será direcionado para outro ecrã, onde poderá efetuar a alteração. 

Na criação da sua nova password, deverá ter em atenção os seguintes requisitos:

  • Mínimo 9 caracteres sem espaços;
  • Existir pelo menos uma letra minúscula (a..z);
  • Existir pelo menos uma letra maiúscula (A..Z);
  • Existir pelo menos um número (0..9);
  • Existir pelo menos um caracter especial, a escolher dos seguintes > _ – + [ ] : ; ,;

3) No segundo e terceiro campos será necessário repetir a inserção da password, clicando seguidamente no botão “Guardar”.

4) Caso a informação inserida esteja em conformidade, aparecerá então a mensagem de confirmação do sucesso da alteração.

5) Para confirmar os seu novos dados de login, basta fazer logout e login novamente.

NOTA IMPORTANTE: Todos os sistemas e sub-sitemas que requerem autenticação na Universidade da Madeira utilizam estes dados de login. Estes dados serão utilizados no acesso ao Office 365, à rede sem fios Eduroam, Moodle, b-On, login nos PCs disponíveis nas Salas de aula, serviços da FCCN como o filesender e outros.

 

 

Matrículas – Tirar Fotografia para Cartão de Estudante

Antes de dar início ao seu processo de matrícula terá de concluir as seguintes etapas, terá de tirar a Fotografia para o seu Cartão de Estudante.  

1) Aceder à Cabine Fotográfica da UMa, através do seguinte site: https://fotos.web.uma.pt

 

2) Insira as suas credenciais de acesso: Número de Aluno e Password e clique no botão “Iniciar Sessão”.

3) Utilize a câmara do seu telemóvel, tablet ou computador para proceder à captura da sua fotografia. Utilize as guias apresentadas (tracejado azul) para se posicionar de forma correcta. 

Clique no botão “Tirar Fotografia”.

4) Olhe para a câmara e aguarde 4 segundos. 

5) Após efetuar a captura fotográfica poderá verificar como ficará o enquadramento da sua fotografia na sua Secretaria Virtual (Infoalunos) e Cartão de Estudante. 

Após analisar o enquadramento em ambos os formatos, caso a fotografia esteja em conformidade, clique no botão “Terminar“. 

Caso a fotografia não esteja do seu agrado, ou tenha ocorrido algum problema, clique no botão “Repetir“.

6) Assim que finalizar o processo de captura fotográfica a sua fotografia ficará disponível na sua Secretaria Virtual (Infoalunos) – no canto superior direito – e poderá dar continuidade ao seu processo de matrícula. 

Nota: Assim que o seu cartão de estudante estiver disponível, será notificado via e-mail a fim de proceder ao seu levantamento. 

testeForm

    Ensino à distância

    Utilização do Microsoft Teams para aulas remotas

    Com a licença Office de sua Instituição, os alunos, os professores e os funcionários poderão aceder ao Teams através deste link.

    Veja nesta apresentação (PT) como criar salas de aula, atribuir tarefas para os alunos, realizar e gravar aulas online com o Microsoft Teams. Durante os próximos dias poderá aceder aos webinars e formações em inglês através deste link.

    Materiais de Apoio:

    • Microsoft Teams para aprendizagem remota: ENG e PT-BR.
    • Microsoft Office 365 para aprendizagem online: ENG.
    • Guia de apoio aos Pais e Estudantes: PT.
    • Guia de apoio aos Professores: ENG e PT-BR.

    Manual de utilização do Colibri: Aluno

    A plataforma Colibri é uma ferramenta de Colaboração a distância, e é um serviço destinado à comunidade académica e científica de Portugal, para reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutorias. A plataforma pode ser acedida em https://videoconf-colibri.fccn.pt/. Além de simples videoconferência, a plataforma permite partilhar ecrã, por exemplo, com uma apresentação, e algumas ferramentas de conversação.

    Existe para todos os sistemas operativos mais comuns, como Windows, Mac, Linux, Android e iOS, bem como salas de videoconferência que usem o sistema H323/SIP (e que são os presentes na UMa). A plataforma é baseada na ferramenta Zoom (https://zoom.us/). As imagens seguintes mostram, respetivamente, um caso de uso e um ecrã como um exemplo de utilização da ferramenta.

    Fonte: https://zoom.us

    O acesso é feito através do endereço já referido e, na imagem seguinte, é apresentado o ecrã de acesso à plataforma para alunos e docentes. Mais informações: https://videoconf-colibri.fccn.pt/doc/about-zoom.

    A aula é agendada pelo docente e cada aluno deverá receber um convite ou um código de acesso que lhe permita participar na sessão síncrona. Para assistir a uma aula como aluno deve escolher ‘Participar’. Será encaminhado para o ecrã da Figura seguinte, onde deverá inserir o código da reunião. Se na mensagem de convite que recebeu, tem um endereço (link) completo para aceder a esta sessão, bastará clicar sobre esse endereço.

    A próxima imagem apresenta um ecrã intermédio onde são verificados os requisitos técnicos para o estabelecimento da ligação. Caso seja a primeira vez, o software zoom será instalado (terá de concordar com a instalação, como é comum em muitos softwares). Em futuros acessos esse passo já não ocorrerá. Poderá ainda instalar o “Cliente Zoom para Reuniões” antes destes passos, obtendo a versão para o seu sistema operativo da página https://zoom.us/download. (Estão disponíveis versões para dispositivos moveis, Android e iOS)

    Ao aceder poderá realizar um teste aos seus dispositivos multimédia, como as colunas e o microfone. O primeiro será um teste às colunas, sendo reproduzido um som e deverá confirmar se o escuta. O segundo teste será ao microfone e deverá dizer algo e esperar que seja repetido pelo Zoom. Em cada um deverá selecionar sim, caso esteja a ouvir corretamente o som ou a sua voz. A imagens seguintes apresentam essas questões, bem como a janela no caso dos testes com sucesso.

    Seguidos estes passos, surgirá o ecrã da aula, imagem seguinte, com diversas opções possíveis durante a sessão.

    As opções na base do ecrã são descritas de seguida, seguindo a sequência da esquerda para a direita:

    • Ativar/desativar o som: o aluno poderá desligar o seu som, se não pretende intervir. Poderá ser relevante para eliminar ruído de um dos participantes. O professor poderá desligar todos os microfones;
    • Ativar/desativar vídeo: à semelhança da opção anterior, mas aplicando-se ao vídeo;
    • Convidar: possibilidade de enviar convite para integrar outros participantes;
    • Compartilhar Tela: partilha de ecrã, permitindo a todos a visualização do que está a fazer no seu ecrã. Poderá ser feito pelo docente (mais comum), como por qualquer aluno.
    • Bate-papo: possibilidade de escrita de mensagem e troca de ideias durante a sessão. Gerida pelo docente (na plataforma designado como anfitrião) ou docentes;
    • Gravar: como indica o nome, possibilidade de gravar a sessão;
    • Reações: poderá, de forma simples, exprimir algumas emoções.
    • Sair da Reunião: como o nome indica, terminar a participação na aula e fechar o ecrã.

    Nas ligações seguintes podem ser encontrados mais alguns recursos on-line sobre a plataforma, com vídeos de demonstração e outras informações.

    https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials

    Ferramentas de Ensino à Distância

    A Universidade da Madeira, localmente ou através da FCCN, disponibiliza as seguintes ferramentas de apoio ao ensino à distância.

    • Disponibilização de conteúdos e aulas através da plataforma Moodle da UMa (https://moodle.uma.pt). Para mais detalhe consulte o Guia essencial do docente. Pode ainda consultar consultar a documentação da plataforma: https://docs.moodle.org/;
    • Realização de aulas e/ou reuniões com a plataforma colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us/). Para mais informações sobre o seu uso, consultar a página http://helpdesk.uma.pt/servicos-web/colibri/;
    • A plataforma Office 365, especificamente com a ferramenta Teams (https://teams.microsoft.com), também permite formas de contato à distância com os alunos. Consulte o guia rápido disponível aqui. Também pode obter mais informação sobre a utilização do Teams nas aulas aqui.

    A FCCN – Unidade de Computação Científica Nacional, inserida na FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, reforçou a capacidade dos seus principais serviços de apoio à comunidade como resposta à atual situação nacional de contenção do COVID-19, que já começou a afetar o normal funcionamento das Instituições de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, bem como centros de investigação e comunidades científicas.

    Para mais informações sobre os serviços FCCN, visite www.fccn.pt. Segue uma lista de outros serviços disponibilizados.

    Videocast

    Com o Videocast é possível fazer a transmissão de vídeo em direto para todo o mundo, via Internet, sem anúncios ou interrupções. O conteúdo é partilhado de forma simples, através de uma página web com chat integrado, sendo possível partilhar uma aula ou formação com todos os que tenham acesso ao link de transmissão (com opção de controlo por palavra-chave). O serviço é compatível com os principais browsers de internet e dispositivos móveis (smartphones e tablets).

    E-mail: servico-videodifusao@fccn.pt

    Educast

    Através do Educast poderá gravar, editar e publicar vídeos educativos (aulas, formações, tutoriais, etc…). Esta publicação é feita através do upload para um portal pesquisável, que agrega mais de 22 mil vídeos educativos. O Educast permite a edição e publicação, com recurso a software próprio, de forma simplificada, garantindo que os vídeos ficam disponíveis aos alunos em múltiplos formatos (streaming, desktop e mobile).

    E-mail: suporte-educast@fccn.pt

    NAU

    A plataforma NAU – Sempre a Aprender, disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). Caso a sua instituição ative planos de contingência com os seus colaboradores em regime de teletrabalho, poderão dar-lhes a oportunidade melhorar as suas competências em várias áreas do conhecimento. Veja os cursos disponíveis na NAU.

    Filesender

    Com um limite de envio máximo de 100 GB, o Filesender assume-se como a melhor opção para a partilha segura de ficheiros. O Filesender foi desenvolvido tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros. Esta é a melhor opção para aqueles ficheiros que são demasiado grandes para ser enviados por email.

    Estas ferramentas têm todas acesso restrito à Academia e a forma de acesso é através das credenciais comuns usadas já nas plataformas da UMa.

    Colibri – Boas práticas de utilização

    O serviço Colibri consiste numa ferramenta de webconference que se encontra disponível para todas as instituições pertencentes à RCTS (Rede Ciência Tecnologia e Sociedade) e permite realizar sessões de videoconferência com vários participantes de múltiplas instituições. O atual modelo de licenciamento funciona num regime flutuante, que atribui contas Pro mediante login federado na plataforma. As licenças Pro têm atualmente uma duração de duas horas após o último login realizado na plataforma.

    Estamos neste momento com um pico de utilização devido à crescente utilização da plataforma por parte da comunidade académica nacional. Temos em curso um reforço do licenciamento de forma a garantir o seu normal funcionamento. Pedimos no entanto, que tenham especial atenção às boas práticas mencionadas em baixo, para garantir o bom funcionamento, quando criam ou participam numa sessão.

    Tipologia das contas

    Contas Pro – Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos e um máximo de 300 participantes por sessão.

    Contas Básicas – Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão.

    Cuidados a ter em conta para uma boa utilização do serviço Colibri

    Moderador

    Se é moderador de uma sessão deverá seguir os seguintes passos:

    1. Aceder à plataforma em http://colibri.fccn.pt/
    2. Clicar em agendar
    3. Realizar o login Federado (RCTSaai) com os dados da sua instituição (user e password do SiDoc)
    4. Preparar e configurar a sua reunião (Recomendamos fortemente a utilização da Senha da reunião)
    5. Partilhar o “link” ou “ID” da sua sessão por email com os vários participantes
    6. Garantir que faz o login no Colibri antes da sessão começar (a sua licença Pro terá uma duração de 2 horas após a realização do login)

    Participantes

    Se vai participar numa sessão deverá seguir os seguintes passos:

    1. Aceder à sessão via “link” partilhado pelo moderador da sessão
    2. Alternativamente, pode aceder à sessão via Aplicação ZOOM
    3. Abrir a aplicação ZOOM
    4. Clicar em “Join a Meeting” e colocar o “ID” da sessão partilhado pelo moderador (Ex: 000-000-0000)

    Manual mais detalhado para alunos

    Notas importantes:

    Os participantes devem evitar fazer o login na plataforma, visto que não é necessário para a sua participação na reunião.

    Pedimos que tenham especial atenção às boas práticas mencionadas em cima, sempre que pretendam agendar ou participar numa reunião através do serviço Colibri.

    Como reencaminhar o email do Office 365

    Como já deve ser do seu conhecimento, cada aluno, funcionário não docente ou docente da Universidade da Madeira possui uma caixa de correio no Office 365.

    Para consultar a sua caixa de correio basta clicar aqui e seguir as instruções de login.

    Nós encorajamos a consulta frequente destas caixas de correio. Contudo se não puder consultar frequentemente esta caixa de correio deve redireccionar as mensagens para uma outra sua caixa de correio que consulte frequentemente.

    Para isso deve seguir os seguintes passos:

    Se ainda não fez, faça login na sua conta do Outlook do Office 365 da Universidade da Madeira (outlook.uma.pt)

    Em seguida clique na “roda dentada” no canto superior direito:

    No fundo da coluna de definições deverá ver uma opção “Ver todas as definições do Outlook”. Clique nessa opção.

    Deverá surgir uma painel semelhante ao seguinte:

    Aqui deverá selecionar a opção “Correio” e em seguida “Reencaminhamento”.

    Terá que ativar o reencaminhamento e indicar o seu endereço de correio eletronico. Opcionalmente poderá querer manter uma cópia das mensagens na caixa de correio do Office 365.

    Termine guardando as alterações às definições.

    Paginação dos conteúdos

    Página anterior Página 1 Página 2 Página 3 … Página 5 Página seguinte

    ©2022 Unidade de Comunicações e Informática