MENU

  • Serviços Web
    • SiDoc
    • InfoAlunos
  • Rede Wi-Fi
  • Email
  • Cloud 365
    • Office365
    • OneDrive
Software disponível Tutorial

: pt_PT

Portuguese

Software IBM SPSS

SPSS Logo

Este software está disponível apenas para membros da Universidade da Madeira. Docentes e Alunos poderão fazer o download do software neste site.

Nota: Para poder fazer download deste software terá que estar ligado a uma das redes internas da Universidade da Madeira.

Downloads

NOTA: Terá que fazer login no Office 365 da Universidade da Madeira com os seus dados de aluno/docente ou investigador depois de clicar em download.
IBM SPSS Statistics download
IBM SPSS Amos (Licença atualmente indisponível) download

Instruções de instalação

Importante: Esta licença destina-se exclusivamente para fins académicos das respetivas disciplinas lecionadas na Universidade da Madeira.

O que é necessário para instalar o SPSS pela primeira vez, ou para atualizar a licença?

  • Um código de autorização (senha/password)
  • Ligação à internet para baixar o ficheiro de instalação, durante a instalação do programa, a renovação da licença, ou ao utilizar o menu de Ajuda. Não é necessária para a utilização normal do programa.

I. Para obter a senha, ir ao Gabinete de Apoio ao Estudante no piso 0, ao lado dos serviços académicos (corredor de acesso ao edifício do Tecnopolo).

II. Para instalar o programa pela primeira vez, ou uma nova versão, siga todos os passos seguintes (alguns destes passos não são necessários a partir da versão 24 do SPSS):

1. (Windows) No ambiente de trabalho do seu PC, procure o ícone “Computador” e com o botão direito do rato abra a janela das “Propriedades”. Nessa janela, veja se o sistema operativo do seu computador é de 32 ou 64 bits.

2. Ligue o computador à internet e baixe a versão mais recente do ficheiro de instalação do SPSS da página

Repare que também pode baixar manuais do SPSS no mesmo endereço.

3. O ficheiro de instalação IBM SPSS vem comprimido. Extraia-o para uma localização conveniente, por exemplo o ambiente de trabalho.

4. Para iniciar a instalação, faça duplo clique nos ficheiros SPSS Statistics, Statistics, Win e IBM SPSS Statistics.

5. Quando pedido, selecione “Licença de usuário único”.

6. No “nome de usuário” escreva o seu nome e em “organização” escreva “Universidade da Madeira”.

7. Na caixa que pergunta “É necessário possuir JAWS.?” escolha “Sim”.

8. Pode retirar a seleção em “Clique aqui para se inscrever.”

9. Escreva o código de autorização. Na caixa seguinte deve aparecer “Successfully processed all codes”.

10. Se tiver versões anteriores do programa instaladas no computador, deve depois desinstalá-las: Iniciar, Painel de Controlo, Programas e Funcionalidades, procurar IBM SPSS, selecionar a versão que não interessa e carregar no botão do lado direito do rato, Desinstalar, e mais tarde reiniciar o computador.

11. Quando abrir o programa pela primeira vez, na caixa “Modo Unicode” escolha “Usar codificação de localidade”.

12. Se tiver dificuldades com a instalação, não hesite em pedir ajuda ao docente da disciplina, ou no Gabinete de Apoio ao Estudante no piso 0, ou na Secção de Informática da Associação Académica, no piso 2.

III. Para renovar a licença ou para autenticá-la em separado, ligar o computador à Internet ir ao Iniciar (canto inferior esquerdo da janela do Windows). No campo Procurar Programas e Ficheiros escrever “SPSS License Authorization Wizard”, e abrir esse programa. Depois de abrir a caixa de diálogo: “Next”, “Authorized user license/License my product now”, escrever o código de autorização, “Next”. Ao fundo da caixa seguinte deve aparecer “Successfully processed all codes”. Depois premir “Next” e “Finish”.

Problema no MacOS Sonoma:

Se possui o MacOS Sonoma o SPSS 29.0.1.0 não irá funcionar corretamente, deve aplicar o Fix que a IBM
lançou para corrigir esse problema, deve seguir os passos existentes no arquivo Sonoma (macOS 14.0).zip

Matrículas – Acesso ao email institucional

Para consultar o seu email institucional, deverá, em primeiro lugar, aceder ao site: outlook.student.uma.pt.

Após entrar na página clique em continuar.

Para efetuar o seu login terá de introduzir o seu email institucional e palavra passe. 

O seu email institucional é constituído pelo numero de aluno seguido de @student.uma.pt, por exemplo, 2012345@student..uma.pt

Carregue no botão continuar.

Por fim introduza a sua palavra passe. Agora que já acedeu efetuou a sua matrícula, poderá aceder ao seu email institucional.

Matrículas – Efetue o Pagamento da Taxa de Matrícula

A última etapa do processo de matrícula é o pagamento da respetiva taxa. 

Para consultar os dados de pagamento da taxa de matrícula poderá aceder diretamente através do atalho apresentado na interface, ou aceder através do menu do lado esquerdo do Infoalunos, clicando em  “Serviços > Pagamentos”.

O pagamento da taxa de matrícula pode ser efetuado através de dois métodos: 

 Pagamento por Referência Multibanco ou pagamento por Cartão de Crédito.

Para efetuar o pagamento da taxa de matrícula por Cartão de Crédito selecione o quadrado intitulado “Pagar com cartão de crédito” e seguidamente no botão “Iniciar Pagamento”.

Será direcionado para a plataforma red uniq de forma a poder efetuar o seu pagamento.

Insira os dados do seu cartão e clique em “Pagar com cartão”

Matrículas – Verifique se todos os Dados da sua Matrícula estão em conformidade

O passo que se segue é relativo ao quadro de resumo. Neste quadro poderá encontrar todas as opções por si tomadas ao longo do preenchimento da sua matrícula. 

Aqui deverá, de forma atenta, verificar se todos os dados estão corretos. 

Caso a informação aqui apresentada esteja toda em conformidade, deverá clicar no botão, Finalizar Inscrição.

Caso exista algum dado incorreto, deverá clicar no botão voltar e recuar até o ponto que pretende alterar. 

No ecrã seguinte, poderá visualizar uma mensagem com a confirmação da submissão da sua matrícula online. 

No entanto, existem alguns passos que deve ter em atenção.

Em primeiro lugar, deverá verificar os seus dados de facturação. 

Caso exista algum erro nos dados de facturação, deverá efetuar a alteração acedendo ao menu do lado esquerdo do Infoalunos, em “Geral > Dados Pessoais”. 

Caso a factura tenha de ser emitida em nome de outra entidade, deverá entrar em contacto com o Serviço de Apoio ao Estudante – apoio.estudante@uma.pt.

Para que a sua matrícula fique concluída, deverá proceder ao pagamento da taxa de matrícula.

Para consultar os dados de pagamento da taxa de matrícula deverá aceder ao menu do lado esquerdo do Infoalunos, em “Serviços > Pagamentos”.

Assista ao tutorial relativo ao Pagamento da Taxa de matrícula, onde explicamos de forma detalhada como deverá proceder relativamente a este pagamento. 

Para descarregar o Comprovativo Provisório de matrícula deverá aceder ao menu do lado esquerdo do Infoalunos, em “Documentos>Académicos”

Matrículas – Defina como pretende pagar as suas Propinas

Após selecionada a modalidade de pagamento, clique no botão “Continuar Inscrição”

Matrículas – Escolha as Unidade Curriculares a que se pretende inscrever

Após selecionar o regime a que se pretende a que se pretende inscrever, o passo seguinte é relativo às Unidades Curriculares.

Nesta etapa terá de selecionar as disciplinas a que se pretende inscrever. 

Tenha em atenção que esta inscrição é feita anualmente. Assim, deverá, nesta fase, efetuar a inscrição nas disciplinas para ambos os semestres.

No lado esquerdo, selecione as Unidades curriculares a que se pretende inscrever.  

No caso das disciplinas de opção, deverá, dentro da caixa de opções escolher a disciplina a que se pretende inscrever, dentro das opções que lhe são dadas. 

Tenha atenção o número total de ECTS. Sendo esta uma inscrição anual, caso tenha selecionado o regime a tempo integral, deverá preescrever um total de 60 ECTS, caso tenha selecionado o regime a tempo parcial, deverá preescrever um total de 30 ECTS. 

Para finalizar este processo, clique no botão “Continuar Inscrição”

Matrículas – Selecionar Matrícula e Preencher os Dados Pessoais

Após tirar a fotografia para o cartão de estudante e autorizar os consentimentos, já na página da matrícula, deve selecionar a matrícula em questão e prosseguir.

 

Ao prosseguir é direcionado para a página com os seus dados pessoais (menu  “Geral > Dados Pessoais” ). Alguns dos seus dados aparecerão já inseridos na plataforma, por terem sido importados da sua candidatura ao ensino superior, no entanto, existem ainda dados em falta, que deverá preencher para poder efetuar a sua matrícula. 

Na secção, “Nome e Informação Biográfica”, como pode verificar através da mensagem de erro, apesar de alguns dados já estarem preenchidos, existem dados em falta.

1) Para proceder ao preenchimento dos dados da secção, “Nome e Informação Biográfica”,

1.1) Clique no botão “Alterar”, no canto superior esquerdo da secção. Tenha em atenção que o “Nome Abreviado” será o nome que constará no seu cartão de estudante. 

1.2) Após preencher todos os dados em falta, clique no botão “Gravar”. 

1.3) Para voltar a página dos Dados Pessoais, clique no botão “OK”.

 

 

Outra das secções com dados em falta é a secção “Documentos de Identificação”. Nesta secção está em falta o preenchimento da Identificação fiscal. Assim, deverá efetuar o mesmo procedimento e preencher os dados pedidos. 

 2) Para preencher o documento de identificação fiscal deverá,

2.1) Clicar no botão “Adicionar”.

2.2) No primeiro campo deverá selecionar o tipo de documento de identificação que pretende adicionar. Neste caso deverá selecionar “Número de Identificação Fiscal”.

2.3) No segundo campo deverá selecionar o País de Emissão e no terceiro campo digitar o respetivo número e clicar no botão “Gravar”.

 

 

Assim que todos os dados estiverem preenchidos devidamente, o botão “Continuar Matrícula” ficará ativo e poderá dar seguimento à mesma, clicando neste botão. 

Matrículas – Pré-requisitos da matrícula

Após aceder ao Infoalunos com a sua nova palavra-passe, terá de efetuar 2 passos, antes de iniciar a sua matrícula:

1) Autorizar Consentimentos
2) Tirar Fotografia para Cartão de Estudante

Para tal deverá começar por aceder ao menu “Serviços > Matrículas/Inscrições”, e selecionar a sua matrícula.

Será então notificado que terá de aceitar os consentimentos relativos aos dados pessoais. Para tal, deverá utilizar o atalho que lhe aparece na interface  “Geral > Privacidade”.  

 

Leia atentamente toda a informação apresentada, e clique no botão “Tomei Conhecimento“.

Assim que lhe aparecer no canto superior direito a notificação de que o consentimento foi efetuado, clique no botão “Continuar”.

 

 

Falta-lhe agora a captura da fotografia para o cartão de estudante, tal como pode ler na mensagem que lhe surge no ecrã. 

Existem duas formas de proceder à captura fotográfica:

  • Clicar sobre a imagem de perfil, que aparece no canto superior do ecrã, e selecionar a opção “Alterar Foto” 
  • Aceder ao site https://fotos.web.uma.pt

 

  1. Olhe para a câmara, posicione-se e clique no botão: “Tirar Fotografia”;
  2. Verifique como ficará a fotografia na sua Secretaria Virtual e Cartão de Estudante;
  3. Caso a mesma se encontre em conformidade clique em “Gravar Alterações”;

 

A sua fotografia será atualizada na plataforma e poderá então dar continuidade ao seu processo de matrícula. 

Matrículas – Tempo Parcial/Integral

Poderá optar pelo regime a tempo parcial ou regime a tempo integral.

O regime de estudante a tempo parcial é concedido anualmente e só pode ser requerido no início de cada ano letivo logo após a realização da matrícula.
 
O estudante que pretenda inscrever-se a tempo parcial tem um máximo de 30 ECTS (ou seja, 50% dos ECTS disponíveis para o regime integral).
 
Para efeito da aplicação do regulamento de prescrições o estudante a tempo parcial conta com um factor de 0,5 inscrições, em vez de 1 inscrição do tempo integral.
 
O regime de estudante a tempo parcial tem uma redução de 50% no valor das propinas.
 

Para mais informações consulte o site da Unidade de Assuntos Académicos (http://uaa.uma.pt).

Matrículas – Credenciais Novos Alunos

 

Todos os novos alunos da UMa receberão um email com a designação “Universidade da Madeira – Matrículas”, onde poderão ter acesso às suas credenciais de acesso: Utilizador/Número de Aluno e Palavra-passe temporária.

NOTA: O aluno receberá o email na caixa de correio eletrónico fornecida na sua candidatura ao ensino superior.

 

 

Paginação dos conteúdos

Página 1 Página 2 … Página 5 Página seguinte

©2022 Unidade de Comunicações e Informática