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Serviços Web InfoAlunos Tutorial

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Recuperação de password

Se não se recorda da sua password de acesso ao infoalunos pode proceder desta forma para a recuperar.

NOTA: Este processo também poderá ser útil numa situação em que tenha dificuldades em fazer login noutros sistemas da Universidade da Madeira. Irá garantir que a nova password que irá definir, será utilizada em todos os sistemas e subsistemas de autenticação que garantem o acesso ao Office 365, à rede sem fios Eduroam, Moodle, b-On, login nos PCs disponíveis nas Salas de aula, serviços da FCCN como o filesender e outros.

NOTA: Este processo só é possível se tiver indicado nos seus dados pessoais um endereço de email pessoal (endereço que não seja @student.uma.pt). Se até ao momento não indicou um endereço de email pode o fazer junto do Gabinete de Apoio ao Aluno.

1) Para iniciar a recuperação de password clique em “Recuperar password” ver imagem seguinte

2) Em seguida terá que introduzir o seu email pessoal e clicar em “Não sou um robô”. Se forem colocadas algumas questões siga os passos até que seja confirmado que não é um “robô”.

3) Uma vez o passo anterior concluído surgirá a confirmação que lhe foi enviado um email com os passos seguintes

Na sua conta de email deverá encontrar uma mensagem com a seguinte informação:

Se não encontrar a mensagem tente pesquisar por mensagens vindas do endereço sci.info@uma.pt ou com o assunto “Recuperação de password”. Confirme que não terá sido colocada na pasta de email não solicitado.

4) Deve fazer novamente login com a password PROVISÓRIA que lhe foi enviada no email

5) Será exigida a alteração da password PROVISÓRIA.

6) Defina uma nova password segura, sugerimos sempre uma combinação de números com letras maiúsculas e minúsculas.

Para isso no primeiro campo deve reintroduzir a password PROVISÓRIA

No segundo e terceiro campos será necessário introduzir a nova password duas vezes.

7) Se o processo tiver corrido bem deve ver uma mensagem a indicar isso mesmo.

8) Pode confirmar os seu novos dados de login, basta fazer logout e login novamente.

NOTA IMPORTANTE: Todos os sistemas e sub-sistemas que requerem autenticação na Universidade da Madeira utilizam estes dados de login. A alteração desta password deverá se refletir, quase de imediato, no acesso ao Office 365, à rede sem fios Eduroam, Moodle, b-On, login nos PCs disponíveis nas Salas de aula, serviços da FCCN como o filesender e outros.

Cópia de segurança do Email no Thunderbird

Se utiliza o cliente de email Thunderbird, a forma mais simples de fazer uma cópia de segurança do seu email é fazer uma cópia da pasta do seu perfile no Thunderbird.

Pode fazer essa cópia manualmente ou utilizando uma ferramenta automática como o MozBackup.

Cópia de segurança manual do Thunderbird

Para fazer uma cópia de segurança manualmente deve proceder da seguinte forma:

Primeiro tem de identificar onde fica armazenado o perfile da conta de email que pretende fazer uma cópia de segurança.

No Thunderbird clique com o botão direito do rato na conta que pretende fazer uma cópia de segurança e em Definições.

Em seguida clique em Definições de Servidor e em Armazenamento de Mensagens seleccione e copie o caminho para a pasta Profiles. Ver imagem:

Encerre o Thunderbird.

Em seguida pode abrir o seu Explorador do Windows (ou o Meu PC) e cole o caminho que copiou anteriormente na barra de endereços. Ver imagem seguinte:

Encontrará uma pasta como a da imagem seguinte. Aqui pode criar um ficheiro ZIP da pasta. Esta pasta contem tudo o que possui no seu Thundebird. Inclui contactos, mensagens e outras definições.

Para fazer um ZIP da pasta pode clicar com botão direito e fazer Enviar para > Ficheiro ZIP. Alternativamente pode criar um ficheiro RAR com o WinRAR ou um outro ficheiro compactado qualquer à sua sua escolha.

Nota: É importante garantir que o Thunderbird permaneça encerrado durante a criação deste ficheiro.

Recuperação de cópia de segurança criada manualmente

Nesta situação a recuperação da cópia de segurança passa por descompactar o ZIP criado para a pasta de perfis do Thunderbird.

Nota importante: Se for alertado que irá substituir alguns ficheiros e se suspeita que poderá perder informação, então antes de prosseguir, faça uma copia de segurança do perfile atual. Ou como alternativa altere o nome da pasta.

Nota: O Thunderbird tem que estar encerrado também durante o processo de recuperação da cópia de segurança.

Cópia de segurança automática do Thunderbird

A alternativa automática passa por utilizar uma ferramenta chamada MozBackup. Esta ferramenta está disponível para download aqui.

Nota importante: Embora tenha deixado de receber suporte foi testada com sucesso no Windows 10 e o Thunderbird versão 52.6.0.

Como deve utilizar o MozBackup:

Para o poder utilizar este software deve encerrar o Thunderbird e abrir o MozBackup.

Clique em Next para selecionar Backup a profile e escolha a opção Mozila Thunderbird. Clique novamente em Next

Na janela seguinte deve indicar de que perfile pretende fazer a cópia de segurança, no exemplo o perfile escolhido é o default, em seguida deve indicar onde quer guardar o ficheiro da cópia de segurança.

Deve indicar se pretende proteger a cópia de segurança com Password. Terá que se recordar da password no momento de recuperação da cópia de segurança.

No passo seguinte deve indicar o que pretende incluir na cópia de segurança. Sugerimos inclua tudo.

Clique em Next para dar inicio da criação da cópia de segurança. O processo poderá demorar muito tempo, depende do tamanho da sua conta de email.

Nota importante: Durante este processo e até aparecer a seguinte janela não pode executar o Thunderbird.

Recuperação de uma cópia de segurança com MozBackup

Encerre Thunderbird se tiver aberto

Inicie o MozBackup e clique Next

Escolha Restore a profile e selecione Mozilla Tunderbird. Clique Next

Seleccione o perfile para onde pretende recuperar a cópia de segurança ou crie um novo em New profile. Indique a localização do ficheiro que contem a cópia de segurança onde diz Restore backup from directory. Clique em Next

Escolha o que pretende recuperar e clique em Next

Poderá receber um alerta com a indicação que poderá substituir ficheiros já existentes. Prossiga apenas se tiver a certeza de que não irá perder nada de importante, como alguma mensagem mais recente do que a cópia de segurança. Se não tem a certeza faça um backup do perfile atual e que esta prestes a substituir.

No final de uma recuperação bem sucedida deverá surgir uma janela como a seguinte.

Neste momento pode encerrar o BozBackup e abrir o Thunderbird.

Cópia de segurança do seu email utilizando o Outlook

Se utiliza o Outlook pode seguir este tutorial para fazer cópias de segurança do seu email.

Este tutorial descreve o processo de criação de uma cópia de segurança para o Outlook 2013 e 2016 com contas Exchange mas as versões anteriores também possuem mecanismos semelhantes e podem ser utilizados da mesma forma.

Verificação do estado da sincronização

Comece por confirmar se tem o seu Outlook configurado para sincronizar tudo o que tem no servidor. Só é possível exportar para PST o que estiver em “cache” do Outlook.

No Outlook clique em Ficheiro e em seguida Definições de Conta

Em seguida escolha novamente Definições de conta

Altere as Definições de conta e confirme o valor que está nas Definições Offline:

Se tiver Tudo significa possui todas as mensagens que estão no servidor em cache. Se tiver apenas 12 meses ou outro qualquer valor deve andar com a seta azul para a direita até surgir Tudo. Ver seguinte Imagem:

Nota importante: Se teve necessidade de aumentar o período de cache isso significa que o Outlook agora terá que fazer download do que está no servidor. Só deve continuar para os passos seguintes quando a informação que todas as pastas estão actualizadas surgir no barra de notificação do Outlook.

Só é possível fazer cópia de segurança do que estiver disponível na cache do Outlook.

Cópia de segurança para ficheiro PST

Depois de confirmar que tem todas as pastas atualizadas pode iniciar a cópia de segurança. Clique em Ficheiro e em seguida em Abrir e Exportar

Clique em Importar/Exportar.

Escolha Exportar para um ficheiro

Em seguida escolha Ficheiro de Dados Outlook (.pst)

Escolha a pasta que pretende exportar, se pretender fazer uma cópia de segurança de todas as mensagens deve escolher a raiz da conta. Ver Imagem:

No campo Filtro…  (imagem anterior) possui algumas opções de filtragem que poderá utilizar se pretende copiar apenas uma parte das suas mensagens.

Em seguida terá de escolher onde quer guardar sua cópia de segurança.

Nota importante: Ao clicar em Terminar poderá ficar mais lento durante o tempo que durar a criação da cópia de segurança. Aconselhamos a execução deste processo numa altura em que possa prescindir do Outlook. Exemplo: Durante a noite.

O ficheiro resultante com o formato PST pode ser transferido para qualquer localização. Para um disco externo, DVD, Pen USB, ou para a Cloud (OneDrive, Dropbox, Google Drive, etc), a escolha é sua.

Consultar o conteúdo do ficheiro PST resultante

Quando pretender consultar ou recuperar uma das cópias de segurança pode fazer da seguinte forma:

Vá até Ficheiro e em seguida clique em Abrir e Exportar

Em seguida clique em Abrir Ficheiro de Dados do Outlook. Em seguida tem que indicar qual o ficheiro PST (cópia de segurança) que pretende abrir.

O conteúdo do seu backup fica disponível para ser visualizado e copiado se necessário no painel de mensagens. Ver imagem:

Recuperar uma cópia de segurança

Para recuperar todo o conteúdo directamente de uma cópia de segurança para a sua conta de email.

Comece por clicar em Ficheiro

Escolha Abrir e Exportar e em seguida clique em Importar/Exportar

Em seguida escolha Importa de outro programa ou ficheiro

Na janela seguinte escolha Ficheiro de dados Oulook

Indique a localização do ficheiro PST que pretende importar, indique se pretende substituir as mensagens que possam aparecer duplicadas e depois clique em Seguinte

Depois tem que indicar para que conta pretende importar o conteúdo do PST

Para iniciar a importação cliquem em Terminar

Como gerir as suas instalações do Office

Cada utilizador Docente, Funcionário ou Aluno dispõe de até 5 instalações do Office 2016 ou 2013 que pode licenciar através da sua conta do Office 365. Veja como fazer a instalação para docentes, ou para alunos

Contudo se precisar de recuperar alguma das 5 licenças não basta desinstalar o Office. Deve confirmar que essa instalação é desactivada através da pagina do Office 365.

Deve entrar na sua conta do Office 365 em http://o365.uma.pt e proceder da seguinte forma. (não sabe como aceder à sua conta do Office 365)

Após fazer login deve ir ao canto superior direito e clicar sobre o seu perfil, depois clique em “Ver conta” como indicado na seguinte imagem:Será apresentada uma nova pagina onde lhe é mostrado, entre outras coisas, o “Estado de instalação”. Clique em “Gerir instalações” como indicado na seguinte imagem:

A nova pagina mostra-lhe o registo das suas instalações ativas. Para fazer uma desativação terá que clicar no botão “Desativar” correspondente à instalação que pretende desativar.

Caso tenha alguma duvida não hesite em nos contactar através de https://suporte.uma.pt

Adicionar os horários da UMa ao calendário no MacOS

Pode adicionar o horário das suas aulas ao seu calendário do MacOS.

1. Aceda ao Calendário

2. Com recurso ao menu selecione: File > New Calendar Subscription

3. Introduza no campo Calendar URL o endereço http://calendar.uma.pt/<utilizador>, em que <utilizador> é o login utilizado no SiDoc ou InfoAlunos. Não é necessário incluir “@staff.uma.pt” ou “@student.uma.pt”

Exemplo no caso de um aluno: http://calendar.uma.pt/1234567
Exemplo no caso de um docente: http://calendar.uma.pt/maria_silva (Nota importante: se o seu nome de utilizador contiver um ponto deve substitui-lo por um underscore _)

4. Após fazer a subscrição do calendário deverá atribuir um nome ao mesmo, podendo também ativar ou desativar os respectivos alertas e alterar a cor.

5. Para terminar, selecione no menu lateral o calendário com o nome anteriormente atribuído.

Adicionar os horários da UMa ao Calendário da Google

Pode adicionar o horário das suas aulas à sua conta do Google Calendar e dessa forma consultar em todos os dispositivos em que tenha a conta do Google Calendar configurada.

1. Clicar no menu do lado esquerdo Outros Calendários e escolher a opção Adicionar por URL

2. Introduzir no campo URL o endereço http://calendar.uma.pt/<utilizador>, em que <utilizador> é o login utilizado no SiDoc ou InfoAlunos. Não é necessário incluir “@staff.uma.pt” ou “@student.uma.pt”

Exemplo no caso de um aluno: http://calendar.uma.pt/1234567
Exemplo no caso de um docente: http://calendar.uma.pt/maria_silva (Nota importante: se o seu nome de utilizador contiver um ponto deve substitui-lo por um underscore _)

3. Clicar no botão Adicionar Calendário para importar.

4. Para mudar o nome do calendário, clicar no menu do lado esquerdo do calendário que acabou de adicionar, e escolher a opção Definições de calendário.

5. Introduzir a nova designação no campo Nome do Calendário e clicar no botão Guardar para terminar.

Adicionar os horários da UMa ao calendário do Office 365

Pode adicionar o horário das suas aulas à sua conta do Office 365 e dessa forma os consultar em todos os dispositivos em que tenha a conta do Office 365 configurada.

1. Aceder ao menu Adicionar Calendário e escolher a opção A partir da Internet

Opcionalmente pode: clicar com o botão direito do rato sobre o menu do lado esquerdo Outros Calendários e escolher a opção Abrir Calendário

2. Introduzir no campo Ligação para o calendário o endereço http://calendar.uma.pt/<utilizador>, em que <utilizador> é o login utilizado no SiDoc ou InfoAlunos. Não é necessário incluir “@staff.uma.pt” ou “@student.uma.pt”

Exemplo no caso de um aluno: http://calendar.uma.pt/1234567
Exemplo no caso de um docente: http://calendar.uma.pt/maria_silva (Nota importante: se o seu nome de utilizador contiver um ponto deve substitui-lo por um underscore _)

3. Clicar no botão Guardar para terminar

Inquéritos

Sou aluno da UMa. Como posso aceder ao docs.uma.pt?

  1. Aceda ao link: http://docs.uma.pt
  2. Será redireccionado para uma página explicativa sobre o acesso à plataforma – clique em ‘Continuar’
  3. Sendo aluno da UMa coloque no campo ‘E-mail ou telefone’ o seu número de aluno seguido de @student.uma.pt
  4. Será redireccionado para uma página onde deve colocar no campo ‘Palavra-passe’ a sua palavra-passe do Infoalunos

Atenção: Poderá ser necessário no seu primeiro acesso confirmar a sua localização geográfica
(estando na Madeira deverá seleccionar a opção – ‘GMT – Lisboa, Greenwich’)

Sou docente/funcionário da UMa. Como posso aceder ao docs.uma.pt?

  1. Aceda ao link: http://docs.uma.pt
  2. Será redireccionado para uma página explicativa sobre o acesso à plataforma – clique em ‘Continuar’
  3. Sendo docente ou funcionário da UMa coloque no campo ‘E-mail ou telefone’ o seu utilizador do Sidoc seguido de @staff.uma.pt
  4.  Será redireccionado para uma página onde deve colocar no campo ‘Palavra-passe’ a sua palavra-passe do Sidoc

Atenção: Poderá ser necessário no seu primeiro acesso confirmar a sua localização geográfica
(estando na Madeira deverá seleccionar a opção – ‘GMT – Lisboa, Greenwich’)

Preenchimento de inquéritos
Para preenchimento dos inquéritos deve seguir os passos exemplificados no seguinte video:

Alteração da foto de perfil no Office 365

Para alterar a sua foto de perfil no Office 365 deve começar por aceder ao seguinte endereço o365.uma.pt e faz login com os seus dados. Se tiver duvidas neste passo consulte esta pagina.

Siga os passos nos seguinte video:

Caso encontre algum problema ou dificuldade entre em contacto connosco.

Alteração de password

Caro Aluno,

Foi implementada uma nova funcionalidade no InfoAlunos que permite a alteração de password.

De notar, que a esta alteração tem impactos não só na entrada do InfoAlunos, bem como na configuração da Rede Wireless, Office 365, Email e outros serviços disponibilizados pela Universidade.

Esta funcionalidade pode ser acedida a partir  de um menu que aparece associada à fotografia de perfil (se desejar atualizar a sua fotografia deverá dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Aluno).

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Alertamos que o processo de recuperação da password utiliza o email pessoal que pode ser definido nos dados pessoais no InfoAlunos (menu: Geral>Dados Pessoais). É importante que o email pessoal seja diferente do principal (o email com domínio @student.uma.pt), caso contrário não irá conseguir aceder à mensagem de recuperação de password que será enviada. Caso o email alternativo não esteja configurado, deverá deslocar-se ao Gabinete de Apoio ao Estudante acompanhado de um documento de identificação com foto.

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