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Rede Wi-Fi Tutorial

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Portuguese

Configuração da rede sem fios (WiFi) em MacOS X

Na Universidade da Madeira dispõem de uma rede sem fios “eduroam”.
A rede está anunciada e os vossos dispositivos deverão conseguir deteta-la.
Apesar das redes e-Ua e e-Ud estarem ainda disponíveis, futuramente serão desativadas.

Os dados da configuração da rede são:

Nome da rede: eduroam
Tipo de segurança: WPA2-Enterprise
Tipo de encriptação: AES
Métodos de autenticação: PEAP-MSCHAPv2 (sem certificado)
Se for aluno o nome de utilizador deve estar no formato: <n.º de aluno>@student.uma.pt;

Se for docente ou funcionário o nome de utilizador deve estar no formato: <nome de utilizador do sidoc>@staff.uma.pt;

Para configurar a rede “eduroam” no MacOS X de forma automática visite o site cat.eduroam.org e siga as instruções lá existentes.

Para configurar a rede “eduroam” manualmente no MacOS X, proceda da seguinte forma:

    1. Clique no icon de rede existente no canto superior direito do Mac.
      Ligue a rede Wi-Fi e abra as Preferências de rede
    2. Confirme que a rede Wi-Fi está ativo (no exemplo da imagem surge a “On”), em sguiga pressione em “Avançadas…”

1
2

    1. Se a rede eduroam já existir na lista de redes preferenciais, remova-a com o botão “-“.
      Em seguida pressione em “+” para a criar uma nova rede.

3

    1. Preencha os dados como surge na seguinte imagem:


O nome da rede deve ser: eduroam
Segurança: “WPA2 Enterprise”
O Nome de utilizador deve estar no formato:
Se for docente <nome de utilizador do sidoc>@staff.uma.pt;
Se for aluno <número de aluno>@student.uma.pt;
Se for funcionário <nome de utilizador do gesalunos>@staff.uma.pt.
A Palavra-passe deve corresponder aos seguintes critérios:
Se for docente, utilizar a Palavra-passe do SiDoc;
Se for aluno, utilizar a Palavra-passe do Infoalunos;
Se for funcionário, utilizar a Palavra passe do gesalunos.

Termine pressionando em “OK” para voltar à janela anterior.

    1. Pressione “OK” novamente.

5

    1. Pressione em “Apply”, deve aguardar que as alterações sejam aplicadas e que o Mac se conecte à rede eduroam (ver imagem em baixo).
      Nesta fase também poderá ser pedido a aceitação do certificado de rede eduroam, terá que o aceitar para que possa se conectar corretamente.

6
7

Caso não tenha obtido sucesso não hesite em contactar os nossos serviços, através do Sistema de Tickets.

Como configurar a rede Eduroam(WiFi) no iOS (iPhone)

Na Universidade da Madeira dispõem de uma rede sem fios “eduroam”.
A rede está anunciada e os vossos dispositivos deverão conseguir deteta-la.
Apesar das redes e-Ua e e-Ud estarem ainda disponíveis, futuramente serão desativadas.

Para configurar a rede eduroam de forma automática deve, no seu dispositivo móvel, visitar o site cat.eduroam.org e seguir as indicações lá existentes.

Para configurar a rede eduroam no iPhone ou iPad manualmente deve segui os seguintes passos:

Comece por abrir as definições do seu iOS e em seguida entre nas definições do Wi-Fi.

iphone1

Active em seguida a rede Wi-Fi e precione em “Outra…”, ignore a rede “eduroam” que eventualmente possa surgir.

iphone2

Coloque “eduroam” no Nome da rede e pressione em “Segurança”.

iphone3

Escolha “WPA2 empresarial” e em seguida pressione em “Outra rede” para voltar ao ecrã anterior.

iphone5

Prencha os seus dados de login e pressione em “Aceder”

O Nome de utilizador deve estar no formato:

  • Se for docente <nome de utilizador do SiDoc>@staff.uma.pt;
  • Se for aluno <numero de aluno>@student.uma.pt;
  • Se for funcionário <nome de utilizador do gesalunos>@staff.uma.pt.

A Palavra-passe deve corresponder aos seguintes critérios:

      • Se for docente, utilizar a Palavra-passe do SiDoc;
      • Se for aluno, utilizar a Palavra-passe do Infoalunos;
      • Se for funcionário, utilizar a Palavra passe do gesalunos.

Deverá aceitar a informação sobre o certificado.

iphone7

No final se tudo correr bem deverá obter a informação que consegui se ligar à eduroam com sucesso.

iphone9
Caso contrario não hesite em contactar os nossos serviços, através do Sistema de Tickets.

Cloud365

Como Configurar a rede sem fios (eduroam – WiFi) no Windows Phone

Na Universidade da Madeira dispõem de uma rede sem fios “eduroam”.
A rede está anunciada e os vossos dispositivos deverão conseguir deteta-la.
Apesar das redes e-Ua e e-Ud estarem ainda disponíveis, futuramente serão desativadas.

Estas configurações funcionam em Tablets/Smartphones com sistema Windows Phone.

Para configurar a rede “eduroam” no Windows Phone, proceda da seguinte forma:

1 – Pressione em Definições.

conf.eduroam.winphone-1

2 – Pressione em WI-FI.

conf.eduroam.winphone-2

3 – Pressione em Gerir.

conf.eduroam.winphone-3

4 – Pressione em  winphone-button

conf.eduroam.winphone-4

5 – No campo “Nome da rede” introduza eduroam.

Pressione em adicionar.

conf.eduroam.winphone-5

6 – Configurar como descrito abaixo:

Nome da rede: eduroam.
Ligar através de: nome de utilizador+palavra-passe
O Nome de utilizador deve estar no formato:

  • Se for docente <nome de utilizador do SiDoc>@staff.uma.pt;
  • Se for aluno <numero de aluno>@student.uma.pt;
  • Se for funcionário <nome de utilizador do gesalunos>@staff.uma.pt.

A Palavra-passe deve corresponder aos seguintes critérios:

  • Se for docente, utilizar a Palavra-passe do SiDoc;
  • Se for aluno, utilizar a Palavra-passe do Infoalunos;
  • Se for funcionário, utilizar a Palavra passe do gesalunos.

Validação do certificado do servidor: nenhuma
Método EAP: PEAP MS-CHAP v2
Para Finalizar pressione em concluído.

conf.eduroam.winphone-6

Agora já deve estar conectado à rede eduroam.

Caso contrario não hesite em contactar os nossos serviços, através do Sistema de Tickets.

Como configurar a proxy da UMa (Acesso B-ON)

A Universidade da Madeira dispõe de uma proxy para facilitar o acesso ao conteúdo digital da B-ON a partir do exterior da Universidade.

Nome do servidor: proxy.uma.pt
Porta do servidor: 3128

Credenciais:
Caso seja docente deve usar as credenciais do SIDOC.
Caso seja aluno deve usar as credenciais do Infoalunos.

Para facilitar o seu uso recomendamos o uso do Google Chrome ou do Firefox e a instalação e configuração
do foxyproxy, uma extensão comum aos dois browsers.

Instalação e configuração do foxyproxy para usar a proxy da UMa

1- Abra a página das extensões do chrome acedendo ao link https://chrome.google.com/webstore/category/extensions

no firefox use about:addons

Chrome://extensions

2- Clique em  Obter mais extensões no fundo da página.

obter extensões

3-Pesquise por foxy proxy na caixa de pesquisa

pesquisa-foxyproxy

4- Clique em Instalar o foxyproxy basic.

install-foxyproxy

5- Em seguida clique em adicionar extensão.

adicionar-foxyproxy

6- Deve agora ver o seguinte icone foxyproxy-symbol no canto superior direito do chrome.

6a- Clique no simbolo e seleccione options

options-foxyproxy

6b- Clique em Add New Proxy

add_new_proxy-foxyproxy

6c- Preencha os campos Host or IP Address e Port com proxy.uma.pt e 3128 respectivamente e clique em save.

settings-foxyproxy

Pode agora clicar novamente no simbolo do foxyproxy e seleccionar a proxy proxy.uma.pt:3128 para navegar na B-ON.

activate-foxyproxy

Introduza as suas credenciais para autenticar-se na proxy.

Nota: Caso seja docente deve usar as credenciais do SIDOC.
Caso seja aluno deve usar as credenciais do Infoalunos.

autentication-foxyproxy

Quando terminar a sua navegação volte a clicar no foxyproxy e seleccione disable FoxyProxy para desactivar a proxy.

deactivate-foxyproxy

Em caso de dúvidas ou problemas relacionados com a configuração da proxy, pode entrar em contacto connosco através do site https://suporte.uma.pt

Como configurar uma conta de e-mail @uma.pt

Importante!
Este artigo pretende auxiliar apenas os utilizadores que não efectuaram a migração para o e-mail @staff.uma.pt.

Servidores
Servidor de recepção (pop3): pop.uma.pt
porta:110
Nota: as credenciais para autenticação no servidor de recepção , são as credenciais do correio electrónico.
Servidor de envio (smtp): smtps2.uma.pt
porta:465
protocolo de encriptação:SSL
Nota: as credenciais para autenticação no servidor de envio são as credenciais fornecidas para o acesso ao SIDOC.

Microsoft Outlook 2010

Antes de poder enviar e receber mensagens de e-mail através do Microsoft Outlook 2010, tem de adicionar e configurar uma conta de e-mail. Se tiver utilizado uma versão anterior do Microsoft Outlook no mesmo computador onde instalou o Outlook 2010, as suas definições de conta são automaticamente importadas.

Adicionar uma conta de e-mail no outlook 2010 ou superior.

Nota: pode saltar para o passo 4 se não for a primeira vez que inicia o Outlook.

1- Inicie o Outlook.

2- Quando lhe for solicitado para configurar uma conta de e-mail, clique em Seguinte.

arranque-outlook2010

3- Para adicionar uma conta de correio eletrónico, clique em Sim e, em seguida, clique em Seguinte.

4-Se for a primeira vez que inicia o outlook ignore este passo, caso contrário, clique em ficheiro e adicionar conta para iniciar o assistente de criação da nova conta.

5- Clique em Configurar manualmente as definições de servidor ou tipos de servidor adicionais e, em seguida, clique em Seguinte.

outlook2010-infoconta

5- É apresentada a caixa de diálogo Escolher Serviço. Escolha Correio Electrónico da Internet e, em seguida , clique Seguinte.

outlook2010-config2

6- Em Informações do Utilizador, faça o seguinte:

  1. Na caixa O Seu Nome, escreva o seu nome como pretende que seja visto por outras pessoas.
  2. Na caixa Endereço de E-mail, escreva o endereço de e-mail completo que lhe foi atribuído pela Universidade. Certifique-se de que inclui o nome de utilizador, o símbolo @ e o nome do domínio uma.pt.
  3. Nas caixas Palavra-passe e Escreva Novamente a Palavra-Passe, escreva a palavra-passe que lhe foi atribuída ou que alterou

Em Informações do Servidor, faça o seguinte:

  1. Na lista Tipo de Conta, selecione POP3 ou IMAP.
  2. Na caixa Servidor de Receção de Correio, escreva pop.uma.pt.
  3. Na caixa Servidor de Envio de Correio (SMTP), escreva smtps2.uma.pt.

Em Informações de Início de Sessão, efetue o seguinte:

  1. Na caixa Nome de Utilizador, verifique se o nome de utilizador corresponde ao que lhe foi atribuido pela Universidade, geralmente é igual ao que consta antes do @uma.pt.
  2. Na caixa Palavra-passe, escreva a palavra-passe fornecida pela Universidade.
  3. Opcionalmente pode selecionar a caixa de verificação Memorizar palavra-passe se não quiser voltar a introduzi-la sempre que abre o outlook.

outlook2010-config3

7- A configuração da sua conta de e-mail necessita das seguintes definições adicionais:

Clique em Mais Definições.

  1. Ignore o separador Geral.
  2. No separador Envio, selecione a caixa de verificação O meu servidor de envio (SMTP) requer autenticação, preencha com as credenciais do SIDOC os respectivos campos de Nome de utilizador e Palavra-passe.
  3. No separador Avançadas, em Números de Porta do Servidor em Servidor de receção deve figurar o numero 110.No campo Servidor de envio (SMTP), para a opção Utilize o seguinte tipo de ligação encriptada, clique em SSL e altere o numero para 465.

Clique em Ok e Seguinte.

O outlook irá verificar as definições e concluir a configuração da sua conta.

Em caso de dúvidas ou problemas relacionados com a configuração do correio electrónico, pode entrar em contacto connosco através do site https://suporte.uma.pt

Como Configurar a rede sem fios (eduroam – WiFi) no Android

Na Universidade da Madeira dispõem de uma rede sem fios “eduroam”.
A rede está anunciada e os vossos dispositivos deverão conseguir deteta-la.
Apesar das redes e-Ua e e-Ud estarem ainda disponíveis, futuramente serão desativadas.

Estas configurações funcionam em Tablets/Smartphones com sistema Android.

Para configurar a rede “eduroam” no Android de forma automática visite, no seu dispositivo móvel, o site cat.eduroam.org e siga as instruções lá existentes. Nota importante: deverá ser necessário instalar a APP eduroam CAT

Para configurar a rede “eduroam” manualmente no Android, proceda da seguinte forma:

1 – Aceda às definições do seu dispositivos.

2 – Pressione em Wi-Fi.

conf.eduroam.Android-1

3 – Pressione nos três pontos no canto superior direito do seu ecrã, como mostra a figura:

4 – Pressione em Adicionar rede.

conf.eduroam.Android-3

5 – Configurar como descrito abaixo:

Nome da rede: eduroam.
Segurança: 802.1x EAP
Método EAP: PEAP
Autenticação da fase 2: MSCHAPV2

conf.eduroam.Android-4conf.eduroam.Android-5

A Identidade deve estar no formato:

  • Se for docente <nome de utilizador do SiDoc>@staff.uma.pt;
  • Se for aluno <numero de aluno>@student.uma.pt;
  • Se for funcionário <nome de utilizador do gesalunos>@staff.uma.pt.

A Palavra-passe deve corresponder aos seguintes critérios:

  • Se for docente, utilizar a Palavra-passe do SiDoc;
  • Se for aluno, utilizar a Palavra-passe do Infoalunos;
  • Se for funcionário, utilizar a Palavra passe do SiDoc.

Por fim Pressione em Guardar.

Agora já deve estar conectado à rede eduroam.

Caso contrario não hesite em contactar os nossos serviços, através do Sistema de Tickets.

Como Configurar a rede sem fios (eduroam – WiFi) no Windows 10

Na Universidade da Madeira dispõem de uma rede sem fios “eduroam”.
A rede está anunciada e os vossos dispositivos deverão conseguir deteta-la.
Apesar das redes e-Ua e e-Ud estarem ainda disponíveis, futuramente serão desativadas.

Os dados da configuração da rede são:

Nome da rede: eduroam
Tipo de segurança: WPA2-Enterprise
Tipo de encriptação: AES
Métodos de autenticação: PEAP-MSCHAPv2 (sem certificado)
Se for aluno o nome de utilizador deve estar no formato: <n.º de aluno>@student.uma.pt;

Se for docente ou funcionário o nome de utilizador deve estar no formato: <nome de utilizador>@staff.uma.pt;

Para configurar a rede “eduroam” de forma automática no Windows 10, visite o site cat.eduroam.org e siga as instruções lá existentes.

Para configurar a rede “eduroam” manualmente no Windows 10, proceda da seguinte forma:

1 – Clique no ícone da rede na barra de ferramentas para aceder ao Definições de Rede, como mostra a figura:

2 – Clique em Centro de Rede e Partilha.

3 – Clique em Configurar uma nova ligação ou rede.

4 – Clique em Ligar manualmente a uma rede sem fios.

5 – Configurar como descrito abaixo:

Nome da rede: eduroam
Tipo de segurança: WPA-Enterprise ou WPA-2-Enterprise
Tipo de encriptação: AES
Selecione Iniciar automaticamente esta ligação e Ligar mesmo que a rede não esteja a difundir
Clique Seguinte.

6 – Clique em Alterar definições de ligação.

7 – Clique na aba Segurança.

8 – Efetue as seguintes alterações:

No campo “Escolha um método de autenticação de rede” alterar para Microsoft Protected EAP (PEAP)

Clique em Definições

9 – Efetue as seguintes alterações:

Desselecione Verificar a identidade do servidor validando o certificado

No campo “Seleccione os métodos de autenticação” alterar para Protegido por palavra-passe (EAP-MSCHAP v2)

Clique em Configurar.

10 – Desselecione a opção apresentada.

Clique em OK.

Clique novamente em OK.

11 – Clique em Definições avançadas.

12 – Efetue as seguintes alterações:

Selecione Especificar modo de autenticação.

Alterar o modo de autenticação para Autenticação de utilizador.

13 – Clique em Guardar credenciais e introduza os seus dados da seguinte forma:

O Nome de utilizador deve estar no formato:

  • Se for docente <nome de utilizador do SiDoc>@staff.uma.pt;
  • Se for aluno <numero de aluno>@student.uma.pt;
  • Se for funcionário <nome de utilizador do gesalunos>@staff.uma.pt.

A Palavra-passe deve corresponder aos seguintes critérios:

  • Se for docente, utilizar a Palavra-passe do SiDoc;
  • Se for aluno, utilizar a Palavra-passe do Infoalunos;
  • Se for funcionário, utilizar a Palavra passe do gesalunos.

Clique em OK.

Por fim clique em OK em todas as janelas abertas.

Agora já deve estar conectado à rede eduroam. Caso a ligação não seja imediata pode desativar a sua rede WiFi e reativa-la para forçar a ligação.

Caso encontre problemas não hesite em contactar os nossos serviços, através do Sistema de Tickets.

Projetores de rede Epson

Algumas salas e Anfiteatros estão equipados com projeção por rede.

Esta funcionalidade permite projetar do seu PC portátil, tablet ou smart phone apenas estando ligado à rede sem fios eduroam (WiFi). Deixará de ter que se preocupar com cabos e adaptadores.

NOTA: O serviço está apenas disponível para docentes que se liguem à rede eduroam com os seus dados de login. Para configurar a rede eduroam pode consultar as seguintes instruções.

Salas com projetores que possuem esta funcionalidade:

Edifício Piso Sala Endereço IP do equipamento
Penteada Piso -3 Laboratório Hidráulica 10.101.51.131
Piso -2 Anfiteatro 1 10.101.51.101
Anfiteatro 2 10.101.51.102
Anfiteatro 3 10.101.51.103
Anfiteatro 4 10.101.51.104
Sala do Senado 10.101.51.201
Sala 1 10.101.51.1
Sala 2 10.101.51.2
Sala 3 10.101.51.3
Sala 4 10.101.51.4
Sala 5 10.101.51.5
Sala 6 10.101.51.6
Sala 7 10.101.51.7
Laboratório de Redes e Telecomunicações 10.101.51.132
CITMA Sala 9 10.101.51.133
Piso -1 Sala 9 10.101.51.9
Sala 10 10.101.51.10
Sala 11 10.101.51.11
Sala 12 10.101.51.12
Sala 13 10.101.51.13
Sala 14 10.101.51.14
Piso 0 Sala 15 10.101.51.15
Sala 16 10.101.51.16
Sala 17 10.101.51.17
Sala 18 10.101.51.18
Sala 19 10.101.51.19
Sala 20 10.101.51.20
Laboratório de Psicologia 10.101.51.202
Piso 1 Sala de Reuniões 1.72 10.101.51.134
Sala de Reuniões 1.48 10.101.51.135
Sala 21 10.101.51.21
Sala 22 10.101.51.22
Sala 23 10.101.51.23
Sala 24 10.101.51.24
Sala 25 10.101.51.25
Piso 2 Sala 27 10.101.51.27
Sala 28 10.101.51.28
Sala 29 10.101.51.29
Sala 30 10.101.51.30
Sala 33 10.101.51.33
Sala 34 10.101.51.34
Piso 3 Anfiteatro 5 10.101.51.105
Anfiteatro 6 10.101.51.106
Anfiteatro 7 10.101.51.107
Cantina Via Láctea 10.101.51.203
Colégio dos Jesuítas Sala do Pátio I 10.101.51.231
Sala do Pátio II 10.101.51.232
Sala do Pátio III (Sala de PCs) 10.101.51.233

No seu dispositivo deverá já estar instalado a aplicação “Epson iProjection” que pode obter aqui (transferência da aplicação).

Para adicionar a lista de projetores deve, nas opções do iProjection, introduzir no campo “Shared Profile Name” o seguinte endereço (para Windows: “http://helpdesk.uma.pt/media/UMa.mplist”) (para MacOS “https://helpdesk.uma.pt/media/UMa.mplist”). Como é mostrado na seguinte imagem:

A lista de projetores é automaticamente populada sempre que o software arrancar. Pode ainda forçar a atualização carregando com o botão direito do rato:

Depois da aplicação instalada e para se ligar a um projetor deve proceder da seguinte forma:

Em primeiro lugar, ligar o projetor e verificar se o comando do projetor possui a função “Source LAN” (Botão 4, ver imagem):

comando_de_projetor

Se o comando tiver essa opção, pressione no botão 4 (LAN), em seguida deverá surgir na projeção informação necessária para uma correta projeção por rede.
projetor_de_rede

Como mostra a imagem anterior é indicado o Nome do projetor, o endereço IP e uma palavra chave.

No Windows e MacOS:

No seu tablet ou smart phone:


Para utilizadores de MacOS:

NOTA: se já conseguiu estabelecer a ligação mas a seu conteúdo não é projetado poderá ser necessário autorizar a captura do ecrã.

Nas definições do seu MacOS, dentro de “Privacidade e Segurança” terá que autorizar a captura do ecrã tal como é mostrado aqui:

istanbul escort
istanbul escort
marmaris escort
istanbul escort
izmit escort
izmir escort
kartal escort
istanbul escort
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sakarya escort
ankara escort
gaziantep escort
gaziantep escort

Office Grátis – Alunos

A Universidade da Madeira está a oferecer o Office gratuito a todos os seus estudantes. Isto significa teres a última versão do pacote completo de produtividade Office, incluindo Word, Excel, PowerPoint, OneNote, e muito mais, para uso offline e online, que te ajudará a preparar as tuas aulas e estudos. Enquanto fores nosso aluno, poderás usar este software gratuitamente.
  • Instala em até 5 PCs compatíveis ou Macs, e ainda em 5 tablets (incluindo iPad)
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  • Torna-te um utilizador experiente das melhores ferramentas de produtividade do mundo
  • Usa os mesmos programas dos teus professores e assegura total fiabilidade dos ficheiros
Segue estes passos simples para obter o Office:
  1. Visita Office.com/GetOffice365
  2. Faz login com o E-mail e palavra passe fornecidos pela Escola
    <numero de aluno>@student.uma.pt
  3. No site de download, escolhe a tua língua e seleciona “Instalar”
Para iOS e Android:
  1. Faz o download na tua app store
    • iPad: Word, Excel, PowerPoint
    • iPhone
    • Android
  2. Faz login com o E-mail e palavra passe fornecidos pela Escola “<numero de aluno>@student.uma.pt” para teres acesso às versões de edição completas
Irás precisar da tua conta de E-mail da escola para fazer login. Se tiveres alguma dificuldade na instalação do Office, este guia poderá ajudar-te: http://aka.ms/office365help.

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