Como configurar uma conta de e-mail @uma.pt

Importante!
Este artigo pretende auxiliar apenas os utilizadores que não efectuaram a migração para o e-mail @staff.uma.pt.

Servidores
Servidor de recepção (pop3): pop.uma.pt
porta:110
Nota: as credenciais para autenticação no servidor de recepção , são as credenciais do correio electrónico.
Servidor de envio (smtp): smtps2.uma.pt
porta:465
protocolo de encriptação:SSL
Nota: as credenciais para autenticação no servidor de envio são as credenciais fornecidas para o acesso ao SIDOC.

Microsoft Outlook 2010

Antes de poder enviar e receber mensagens de e-mail através do Microsoft Outlook 2010, tem de adicionar e configurar uma conta de e-mail. Se tiver utilizado uma versão anterior do Microsoft Outlook no mesmo computador onde instalou o Outlook 2010, as suas definições de conta são automaticamente importadas.

Adicionar uma conta de e-mail no outlook 2010 ou superior.

Nota: pode saltar para o passo 4 se não for a primeira vez que inicia o Outlook.

1- Inicie o Outlook.

2- Quando lhe for solicitado para configurar uma conta de e-mail, clique em Seguinte.

arranque-outlook2010

3- Para adicionar uma conta de correio eletrónico, clique em Sim e, em seguida, clique em Seguinte.

4-Se for a primeira vez que inicia o outlook ignore este passo, caso contrário, clique em ficheiro e adicionar conta para iniciar o assistente de criação da nova conta.

5- Clique em Configurar manualmente as definições de servidor ou tipos de servidor adicionais e, em seguida, clique em Seguinte.

outlook2010-infoconta

5- É apresentada a caixa de diálogo Escolher Serviço. Escolha Correio Electrónico da Internet e, em seguida , clique Seguinte.

outlook2010-config2

6- Em Informações do Utilizador, faça o seguinte:

  1. Na caixa O Seu Nome, escreva o seu nome como pretende que seja visto por outras pessoas.
  2. Na caixa Endereço de E-mail, escreva o endereço de e-mail completo que lhe foi atribuído pela Universidade. Certifique-se de que inclui o nome de utilizador, o símbolo @ e o nome do domínio uma.pt.
  3. Nas caixas Palavra-passe e Escreva Novamente a Palavra-Passe, escreva a palavra-passe que lhe foi atribuída ou que alterou

Em Informações do Servidor, faça o seguinte:

  1. Na lista Tipo de Conta, selecione POP3 ou IMAP.
  2. Na caixa Servidor de Receção de Correio, escreva pop.uma.pt.
  3. Na caixa Servidor de Envio de Correio (SMTP), escreva smtps2.uma.pt.

Em Informações de Início de Sessão, efetue o seguinte:

  1. Na caixa Nome de Utilizador, verifique se o nome de utilizador corresponde ao que lhe foi atribuido pela Universidade, geralmente é igual ao que consta antes do @uma.pt.
  2. Na caixa Palavra-passe, escreva a palavra-passe fornecida pela Universidade.
  3. Opcionalmente pode selecionar a caixa de verificação Memorizar palavra-passe se não quiser voltar a introduzi-la sempre que abre o outlook.

outlook2010-config3

7- A configuração da sua conta de e-mail necessita das seguintes definições adicionais:

Clique em Mais Definições.

  1. Ignore o separador Geral.
  2. No separador Envio, selecione a caixa de verificação O meu servidor de envio (SMTP) requer autenticação, preencha com as credenciais do SIDOC os respectivos campos de Nome de utilizador e Palavra-passe.
  3. No separador Avançadas, em Números de Porta do Servidor em Servidor de receção deve figurar o numero 110.No campo Servidor de envio (SMTP), para a opção Utilize o seguinte tipo de ligação encriptada, clique em SSL e altere o numero para 465.

Clique em Ok e Seguinte.

O outlook irá verificar as definições e concluir a configuração da sua conta.

Em caso de dúvidas ou problemas relacionados com a configuração do correio electrónico, pode entrar em contacto connosco através do site https://suporte.uma.pt