Ferramentas de Ensino à Distância

A Universidade da Madeira, localmente ou através da FCCN, disponibiliza as seguintes ferramentas de apoio ao ensino à distância.

  • A plataforma Office 365, especificamente com a ferramenta Teams (https://teams.microsoft.com), também permite formas de contato à distância com os alunos. Consulte o guia rápido disponível aqui. Também pode obter mais informação sobre a utilização do Teams nas aulas aqui.

 

A FCCN – Unidade de Computação Científica Nacional, inserida na FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, reforçou a capacidade dos seus principais serviços de apoio à comunidade como resposta à atual situação nacional de contenção do COVID-19, que já começou a afetar o normal funcionamento das Instituições de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, bem como centros de investigação e comunidades científicas.

Para mais informações sobre os serviços FCCN, visite www.fccn.pt. Segue uma lista de outros serviços disponibilizados.

Videocast

Com o Videocast é possível fazer a transmissão de vídeo em direto para todo o mundo, via Internet, sem anúncios ou interrupções. O conteúdo é partilhado de forma simples, através de uma página web com chat integrado, sendo possível partilhar uma aula ou formação com todos os que tenham acesso ao link de transmissão (com opção de controlo por palavra-chave). O serviço é compatível com os principais browsers de internet e dispositivos móveis (smartphones e tablets).

E-mail: servico-videodifusao@fccn.pt

Educast

Através do Educast poderá gravar, editar e publicar vídeos educativos (aulas, formações, tutoriais, etc…). Esta publicação é feita através do upload para um portal pesquisável, que agrega mais de 22 mil vídeos educativos. O Educast permite a edição e publicação, com recurso a software próprio, de forma simplificada, garantindo que os vídeos ficam disponíveis aos alunos em múltiplos formatos (streaming, desktop e mobile).

E-mail: suporte-educast@fccn.pt

NAU

A plataforma NAU – Sempre a Aprender, disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). Caso a sua instituição ative planos de contingência com os seus colaboradores em regime de teletrabalho, poderão dar-lhes a oportunidade melhorar as suas competências em várias áreas do conhecimento. Veja os cursos disponíveis na NAU.

Filesender

Com um limite de envio máximo de 100 GB, o Filesender assume-se como a melhor opção para a partilha segura de ficheiros. O Filesender foi desenvolvido tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros. Esta é a melhor opção para aqueles ficheiros que são demasiado grandes para ser enviados por email.

 

Estas ferramentas têm todas acesso restrito à Academia e a forma de acesso é através das credenciais comuns usadas já nas plataformas da UMa.