Matrículas 2023/24 – Inquérito RAIDES

Os dados recolhidos neste formulário são necessários para responder ao inquérito anual, solicitado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Poderá aceder diretamente ao inquérito RAIDES através do menu “Avaliação > Inquérito RAIDES”

 

SECÇÃO 1

A primeira secção deste inquérito é apenas destinada a alunos que ingressem na UMa através de uma Transferência ou Mudança de Curso.

Deverá ignorar esta secção, não preenchendo estes dados, caso a sua forma de ingresso não tenha sido nenhuma das anteriormente descritas.

No caso de se tratar de um ingresso proveniente de uma Transferência ou Mudança de Curso, deverá indicar em que país frequentou o seu curso anterior, bem como o tipo de estabelecimento que frequentava.

Caso o estabelecimento frequentado não se encontre listado, deverá selecionar no terceiro campo a opção “Outro Estabelecimento”, especificando no campo que se encontra à frente o tipo de estabelecimento em questão. 

 

SECÇÃO 2

A segunda secção, relativa à Habilitação Académica é de preenchimento obrigatório, seja qual for a forma de ingresso. 

É importante ter em consideração que a Habilitação Académica a que se refere esta secção trata-se de formação já concluída e aprovada pelo aluno.

No primeiro campo deverá selecionar onde frequentou a sua habilitação anterior, isto é, em que país frequentou o ciclo de estudos em questão.

Seguidamente deverá selecionar o tipo de estabelecimento que frequentou. 

Nota: Tenha em atenção que se frequentou um curso superior que pertence a uma faculdade específica, deverá selecionar Faculdade e não Universidade. Se selecionou, por exemplo, “Faculdade” e no campo seguinte, “Estabelecimento”, não encontra listada a Faculdade onde estudou, deverá selecionar a opção “Outro Estabelecimento”, especificando no campo que se encontra à frente o tipo de estabelecimento em questão. 

No campo “Grau” deverá selecionar o ciclo de estudos por si frequentado e concluído. 

No campo “Curso”, caso o curso por si concluído não se encontre listado, selecione a opção “Outro Curso”, especificando no campo que se encontra à frente o curso por si concluído. 

Nota: Caso o seu Grau académico seja o ensino secundário, deverá selecionar no campo “Curso” a opção “Outro Curso”, especificando a área que frequentou no ensino secundário. Exemplo: Curso Científico-Humanístico: Curso de Ciências e Tecnologias. 

Seguidamente deverá preencher o ano em que concluiu a sua formação.

Para finalizar esta secção, deverá indicar o número de inscrições por si efetuadas em cursos superiores. Caso nunca tenha frequentado um curso superior, deverá colocar “zero”. 

 

SECÇÃO 3

A terceira e última secção deste inquérito, é relativa ao aluno e seus progenitores. 

A primeira parte desta secção é relativa ao aluno. 

No campo “Condição perante o trabalho”, deverá selecionar o caso que melhor se aplique à sua situação profissional.

Nota: No caso de ser estudante e não exercer, no momento, nenhuma atividade profissional, deverá selecionar a opção “Estudante”.

No campo seguinte, deverá selecionar a área profissional na qual exerce a sua atividade.

Nota: No caso de ser estudante, deverá selecionar a opção “Outra Situação”. 

Relativamente ao campo seguinte, caso não tenha ingressado no curso ao abrigo de nenhum dos protocolos listados, deverá selecionar a opção “Não Aplicável”.

Os campos apresentados no lado direito, são ainda relativos ao aluno. 

No primeiro campo, deverá indicar se frequenta, no momento, outro curso do ensino superior.

No segundo campo, deverá indicar se se encontra deslocado da sua residência familiar. 

Por fim, deverá completar os dados relativos ao seus progenitores, sendo o lado esquerdo relativo à situação do pai e o lado direito relativo à situação da mãe.

Nestes campos, deverá selecionar as opções que melhor se adequem a cada uma das situações, selecionando “Outra Situação”, caso as opções apresentadas não sejam adequadas. 

________________________________________________________________________________________

Após terminar o preenchimento de todos os dados efetue atentamente uma revisão das suas respostas e, caso esteja tudo em conformidade, clique no botão “Guardar Dados MCTES”.

Aparecerá uma mensagem de sucesso acima do inquérito e ficará ativo o botão continuar. Clique no botão para dar continuidade ao seu processo de matrícula