Configuração da rede sem fios (WiFi) em MacOS X

Na Universidade da Madeira dispõem de uma rede sem fios “eduroam”.
A rede está anunciada e os vossos dispositivos deverão a conseguir detetar.
Apesar das redes e-Ua e e-Ud estarem ativas, futuramente serão desativadas.

Os dados da configuração da rede são:

Nome da rede: eduroam
Tipo de segurança: WPA2-Enterprise
Tipo de encriptação: AES
Métodos de autenticação: PEAP-MSCHAPv2 (sem certificado)
Se for aluno o nome de utilizador deve estar no formato: <n.º de aluno>@student.uma.pt;

Se for docente ou funcionário o nome de utilizador deve estar no formato: <nome de utilizador do sidoc>@staff.uma.pt;

Para configurar a rede “eduroam” no MacOS X, proceda da seguinte forma:

    1. Clique no icon de rede existente no canto superior direito do Mac.
      Ligue a rede Wi-Fi e abra as Preferências de rede
    2. Confirme que a rede Wi-Fi está ativo (no exemplo da imagem surge a “On”), em sguiga pressione em “Avançadas…”

1
2

    1. Se a rede eduroam já existir na lista de redes preferenciais, remova-a com o botão “-“.
      Em seguida pressione em “+” para a criar uma nova rede.

3

    1. Preencha os dados como surge na seguinte imagem:


O nome da rede deve ser: eduroam
Segurança: “WPA2 Enterprise”
O Nome de utilizador deve estar no formato:
Se for docente <nome de utilizador do sidoc>@staff.uma.pt;
Se for aluno <número de aluno>@student.uma.pt;
Se for funcionário <nome de utilizador do gesalunos>@staff.uma.pt.
A Palavra-passe deve corresponder aos seguintes critérios:
Se for docente, utilizar a Palavra-passe do SiDoc;
Se for aluno, utilizar a Palavra-passe do Infoalunos;
Se for funcionário, utilizar a Palavra passe do gesalunos.

Termine pressionando em “OK” para voltar à janela anterior.

    1. Pressione “OK” novamente.

5

    1. Pressione em “Apply”, deve aguardar que as alterações sejam aplicadas e que o Mac se conecte à rede eduroam (ver imagem em baixo).
      Nesta fase também poderá ser pedido a aceitação do certificado de rede eduroam, terá que o aceitar para que possa se conectar corretamente.

6
7

Caso não tenha obtido sucesso não hesite em contactar os nossos serviços, através do Sistema de Tickets.